RD Congo regista três mortes suspeitas por ébola

Ouvir /

Autoridades acompanham 125 contactos próximos com doentes; diretora da OMS para África reuniu-se com autoridades de saúde no país;  áreas do nordeste com casos suspeitos têm transportes e comunicações limitados.

Equipes funerárias durante o surto de ébola na Serra Leoa. Foto: Aurelie Marrier d'Unienville/Irin

Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, registou três mortes e 19 casos suspeitos de ébola até esta segunda-feira no nordeste da República Democrática do Congo, RD Congo.

A situação é acompanhada por funcionários do Programa de Emergência da OMS na sequência da presença no país da diretora da agência para África, Matshidiso Moeti. No fim de semana, em Kinshasa, a responsável encontrou-se com o comité do Ministério da Saúde que lida com o surto.

Fronteira

Os primeiros resultados positivos foram confirmados na quinta-feira em duas de cinco amostras recolhidas nas áreas de Nambwa, Mouma e Ngay.  São regiões remotas onde estão a ser seguidas 125 pessoas que tiveram contactos próximos com pacientes de ébola.

Os locais mais afetados são de difícil alcance e fazem fronteira com duas províncias congolesas e com a República Centro-Africana.

Primeira vítima

A primeira vítima registada tinha 39 anos e apresentou-se às autoridades de saúde a 22 abril com sintomas como febre, fraqueza, vómitos, diarreia com sangue, sangue na urina, sangramento do nariz e cansaço extremo.

O paciente morreu a caminho de uma outra unidade de saúde situada no distrito de Likati para onde foi transferido.

Dois dias depois, um motociclista que transportou a primeira vítima e outra pessoa que apoiou durante o processo apresentaram febres agudas. O condutor morreu a 26 de abril e várias próximas dos pacientes teriam desenvolvido sintomas semelhantes.

Notícias relacionadas:

Ébola provoca pelo menos um morto na RD Congo  

Diretora da OMS diz que produzir vacina contra febre de Lassa é prioridade

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930