Alerta da FAO: vírus letal afeta tilápias em três continentes

Ouvir /

Doença está se espalhando nessa espécie de peixes, um dos mais consumidos pelo homem; Vírus da Tilapia do Lago foi confirmado na Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia.

Foto: FAO

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

Uma doença altamente contagiosa está se espalhando entre as tilápias, uma das espécies de peixes mais consumidas do mundo. O alerta é da agência da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO.

O Vírus da Tilapia do Lago, conhecido como TiLV, já foi confirmado em países de três continentes: Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia. A FAO explica que não existem ameaças à saúde pública, mas a doença pode dizimar as populações de tilápia.

Valor comercial

Na Tailândia, 90% dos estoques de tilápia com o vírus morreram. Os peixes infectados perdem o apetite, têm diminuição de movimento, lesões nas escamas e problemas de visão.

A produção da espécie em 2015 chegou a 6,4 milhões de toneladas, com valor estimado de quase US$ 10 bilhões. O comércio mundial de tilápia movimenta US$ 1,8 bilhão por ano.

Vigilância

A FAO recomenda aos países produtores vigilância extra, seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde Animal, fazendo testes para detectar a presença do vírus, a extensão geográfica da infecção e identificando fatores de risco.

A vigilância já começou na China, na Índia e na Indonésia. A agência da ONU explica que em Israel, estão sendo feitas pesquisas para determinar a taxa de mortalidade dos peixes afetados.

Segundo a FAO, mais pesquisas são necessárias para determinar se pássaros que se alimentam de peixes e mamíferos podem contrair o vírus, e se a doença pode se transmitida por tilápia congelada.

Notícias Relacionadas:

No Japão, chefe da FAO diz que país é modelo global de dieta saudável

Dia Mundial do Atum mostra importância da pesca sustentável para ODSs

Entrevista: nova medida contra a pesca ilegal

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 21 DE JULHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 21 DE JULHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2017
S T Q Q S S D
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31