África alberga fórum regional sobre desenvolvimento sustentável

Ouvir /

Encontro decorre em Adis Abeba, Etiópia; secretário-executivo em exercício da Comissão Económica da ONU para África, ECA, defendeu que continente priorize exportação de bens acabados e não matérias-primas.

Adis Abeba, na Etiópia. Foto: ONU/Arne Hoel

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

A edição deste ano do fórum regional africano sobre desenvolvimento sustentável termina nesta sexta-feira, em Adis Abeba, Etiópia.

Em seu discurso, o secretário-executivo em exercício da Comissão Económica da ONU para Áfica, ECA, Abdalla Hamdok, pediu ao continente que pare de exportar matérias-primas e bens primários para alimentar indústrias de países desenvolvidos.

Modelo colonial

Ao falar aos delegados, Hamdok afirmou que exportar produtos acabados ajudaria a África a empoderar sua população, erradicando algus dos desafios atuais, especialmente desemprego e pobreza.

Para o representante, é hora de o continente mudar este "modelo desatualizado herdado do domínio colonial" de continuar a exportar matérias-primas primárias.

Segundo Hamdok, se a África quer implementar de forma bem-sucedida a Agenda 2063 e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, deve resistir à continuação de um modelo económico que está a beneficiar mais que estrangeiros que populações locais.

Ele também enumerou o trabalho da Comissão da ONU em áreas como comércio, industrialização, estatísticas, mudança climática, entre outras ações com seus parceiros para ajudar o continente a implementar as duas agendas.

Notícias Relacionadas:

ONU e União Africana debatem jovens e parcerias para o desenvolvimento

ECA: sistemas de produção agrícola em África precisam de mudança radical

Escritório da ONU reúne especialistas em mineração na África Central

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE SETEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930