"Tempestade perfeita" atingiu Oriente Médio, alerta enviado da ONU

Ouvir /

Coordenador especial para o Processo de Paz na região afirma que situação afeta paz e segurança internacionais; ao Conselho de Segurança, Nickolay Mladenov reiterou a necessidade de um aumento na diplomacia para a paz.

O coordenador especial para o Processo de Paz no Oriente Médio, Nickolay Mladenov. Foto: ONU/Rick Bajornas

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

O coordenador especial para o Processo de Paz no Oriente Médio, Nickolay Mladenov, afirmou ao Conselho de Segurança nesta quinta-feira que uma "tempestade perfeita atingiu" a região e continua ameaçando a paz e segurança internacionais.

Mladenov reiterou a necessidade de um aumento na diplomacia para a paz para aliviar o sofrimento de civis inocentes. Milhões de pessoas foram deslocadas na maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.

Palestina

Ao Conselho, ele afirmou que os acontecimentos no conflito árabe-israelense continuam a reverberar na região. Para o coordenador, a "questão da Palestina continua sendo um símbolo potente" que é facilmente explorado e apropriado indevidamente por grupos extremistas.

Mladenov declarou que "acabar com a ocupação e alcançar a solução de dois Estados não resolverá todos os problemas da região, mas enquando o conflito persitir, vai continuar a alimentá-los".

Armas químicas

O coordenador especial também mencionou brevemente os relatos recentes sobre o suposto uso de armas químicas da Síria.

Ele afirmou que, se confirmada, essa "ação abominável representaria uma grave violação da lei internacional e uma ameaça à paz e à segurança internacionais".

Mladenov também expressou esperança que o Conselho se una para enviar uma forte mensagem coletiva de que os atores de tais ataques serão responsabilizados.

O coordenador especial falou ainda sobre a situação no Líbano, Iraque e Iêmen e sobre exclusão social e marginalização, que tendem a fornecer terreno fértil para o crescimento de extremismo violento.

Notícias Relacionadas:

Chefe da ONU condena construção de novos assentamentos israelenses

Secretário-geral da ONU visita Iraque e pede proteção de civis

Secretário-geral da ONU participa de encontro da Liga Árabe 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

junho 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930