"Situação na Venezuela continua muito preocupante"

Ouvir /

Declaração é do porta-voz do Escritório de Direitos Humanos da ONU; governo precisa "lembrar" que manifestantes têm direito de protestar de forma pacífica e investigar assassinatos de forma imparcial.

Bandeira da Venezuela

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

Para o Escritório de Direitos Humanos da ONU, a situação na Venezuela continua "muito preocupante", especialmente após a morte de pessoas que protestavam no país.

Nesta terça-feira, em Genebra, o porta-voz do Escritório disse que "o governo venezuelano precisa lembrar que a liberdade de reunião é um direito humano universal". Rupert Colville destacou que os manifestantes têm o direito de protestar de forma pacífica.

Mortes

Segundo Colville, o Escritório recebeu a confirmação de quatro assassinatos e a ONU pede ao governo que conduza investigações imparciais. As forças de segurança teriam matado dois manifestantes nos dias 7 e 10 de abril. Um outro homem foi morto a tiros no dia 11, além de um menor de idade.

A situação no país é considerada "volátil". Durante o briefing uma jornalista questionou a posição das Nações Unidas sobre um pronunciamento do presidente Nicolas Maduro.

Riscos

Rupert Colville alegou que as "tensões precisam ser dissipadas e não aumentadas, já que armar civis é uma medida carregada de riscos".

O porta-voz pediu que nenhum civil seja preso por protestar de forma pacífica, nem tratado de forma violenta. O Escritório de Direitos Humanos da ONU apela ao governo venezuelano para "evitar detenções em massa e diminuir as tensões", mas lembrou à população do país a importância de manter a paz durante as manifestações.

Segundo agências de notícias, novos protestos da oposição e do governo estão marcados para esta quarta-feira.

Notícias Relacionadas:

ONU diz que é preciso preservar separação de poderes na Venezuela

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE MAIO DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE MAIO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

maio 2017
S T Q Q S S D
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031