ONU: centenas de milhares podem sair de Mossul nas próximas semanas

Ouvir /

Coordenadora Humanitária da ONU no Iraque, Lise Grande, afirmou que o Ocha conseguiu levar ajuda a 1,9 milhão de pessoas na região; cerca de 500 mil já fugiram da violência na cidade iraquiana desde outubro.

Família deslocada pelos combates no vilarejo de Shora, a 25 quilômetros de Mosul. Foto: Acnur/Ivor Prickett

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

A coordenadora Humanitária da ONU, Lise Grande, alertou que 493 mil pessoas fugiram de Mossul, no Iraque desde o início das operações militares para a retomada da cidade há seis meses.

Segundo Grande, "o volume de civis deixando a cidade é assombroso". As estimativas iniciais da agência da ONU mostram que podem chegar a um milhão o número de pessoas que fogem da região por causa da violência.

Abrigos

Ela afirmou que aproximadamente 500 mil pessoas vivem em áreas controladas pelo grupo terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, no oeste de Mossul.

Lise Grande disse que as organizações humanitárias estão trabalhando intensamente para expandir os abrigos de emergência e acampamentos para receber as pessoas que possam deixar a região nos próximos dias ou semanas.

Até agora, a coordenadora humanitária declarou que 1,9 milhão de pessoas receberam assistência desde outubro do ano passado. Os parceiros da ONU conseguiram entregar água, comida, tendas, produtos de emergência e apoio médico, além de ajuda psicossocial.

Riscos

Grande afirmou que os civis em Mossul enfrentam muitos riscos, entre eles, são alvo de atiradores e de ataques de artilharia. As famílias estão ficando sem qualquer tipo de suprimento, há escassez de remédios e o fornecimento de água foi cortado.

Pela lei humanitária internacional, todas as partes do conflito estão obrigadas a fazer o possível para proteger a população, assegurar que ela receba ajuda e limitar os danos à infraestrutura civil.

Notícias relacionadas:

Imagens mostram mais de 1,1 mil casas destruídas em Mossul

Acnur abre novo campo com aumento do deslocamento do oeste de Mossul

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

junho 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930