ONU anuncia primeiro Festival Mundial do Oceano

Ouvir /

Evento antecede a Conferência do Oceano, marcada para 5 a 9 de junho; haverá uma marcha com velejadores nos rios Hudson e Leste, conhecido como East River.

Foto: OMM/Olga Khoroshunova

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.*

As Nações Unidas realizarão o primeiro Festival Mundial do Oceano no próximo dia 4 de junho. O evento precederá a Conferência sobre o tema, marcada para 5 a 9 de junho, na sede da organização em Nova Iorque.

Líderes internacionais devem participar da reunião sobre proteção e sustentabilidade dos oceanos.

Declínio

O Festival é realizado em parceria da ONU com a Cidade de Nova Iorque. O objetivo é incentivar cidadãos a ajudar a reverter o declínio na saúde dos mares.

O presidente da Assembleia Geral, Peter Thomson, comentou os desafios da poluição marinha.

Thomson lembrou que a situação do oceano é bastante crítica. Segundo ele, se as tendências atuais continuarem, haverá mais plásticos que peixes na água. O presidente explicou que a poluição marinha ameaça os estoques de peixe, que estão diminuindo no momento. Ele falou sobre a experiência que tem com comunidades de pescadores em várias partes do mundo incluindo Indonésia e Senegal.

Para ele, não existe saída a não ser o desenvolvimento sustentável.

O Festival do Oceano é organizado pela Fundação Global Brian e se concentra no Objetivo 14 de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

O prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, já se pronunciou a favor da proteção ambiental começando nas cidades numa tentativa de combater a mudança climática.

O presidente da Assembleia Geral da ONU afirmou que Nova Iorque é um modelo não só para os Estados Unidos, mas para todo o mundo sobre como as capitais podem integrar os ODSs em seu planejamento urbano.

Thomson lembrou ainda que 40% da causa para o aumento dos níveis do mar devem-se ao aquecimento dos oceanos. O Festival terá ainda uma marcha do oceano que consistirá de um desfile de velejadores na ilha de Manhattan e ao longo de 10 milhas náuticas de Manhattan e Brooklyn do rio Hudson ao Rio Leste, conhecido como East River.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE ABRIL DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE ABRIL DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2017
S T Q Q S S D
« mar    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930