Guterres: unidade no Conselho de Segurança vital para prevenir atrocidades

Ouvir /

Secretário-geral da ONU participou nesta terça-feira de reunião sobre direitos humanos e prevenção de conflito armado.

Secretário-geral da ONU, António Guterres, no Conselho de Segurança. Foto: ONU/Evan Schneider

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, participou de uma reunião nesta terça-feira no Conselho de Segurança sobre direitos humanos e prevenção de conflito armado.

Para Guterres, a "prevenção é uma forma essencial de reduzir sofrimento humano, construir sociedades prósperas e estáveis e permitir que as pessoas alcancem seu pleno potencial".

Direitos Humanos

O chefe da ONU ressaltou ainda que "defender os diretos humanos é um elemento crucial na prevenção". Guterres também destacou a importância de unidade no Conselho de Segurança para que o órgão possa combater de forma eficiente violações de direitos humanos e evitar atrocidades em massa.

Ele pediu que os integrantes do órgão não poupem esforços para por um fim ao sofrimento intolerável da população na Síria. Para Guterres, a falha em fazer isso é uma "tragédia que envergonha a todos".

Reforma

O secretário-geral também informou ao Conselho que iniciou diversas reformas no secretariado das Nações Unidas para permitir que este desempenhe melhor seu papel.

Para Guterres, as resoluções sobre manutenção da paz e a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável são motivo de “esperança" e mencionou que progresso nas áreas de direitos humanos complementariam ainda mais esses avanços.

Notícias Relacionadas:

Zeid: ataque a comboio na Síria “é provavelmente crime de guerra”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

junho 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930