FAO quer ajuda de consumidores para combater fome no mundo

Ouvir /

Agência da ONU firma parceria com federação global de direitos dos consumidores; ambas as entidades juntam forças na promoção do direito à alimentação, à nutrição e à segurança alimentar.

Erradicar a fome é o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Foto: FAO

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

Um novo acordo de uma agência da ONU reconhece os consumidores como uma "força poderosa" para que o sistema alimentar seja mais sustentável e equitativo.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, acaba de firmar uma parceria com a Consumers International, uma federação global que reúne 250 entidades de direitos de consumidores em 120 países.

Erradicação da fome

Tanto a FAO como a ONG tem áreas de interesse mútuo: direito à alimentação, proteção do consumidor, nutrição e segurança alimentar.

O diretor-geral da agência da ONU, José Graziano da Silva, declarou que "os consumidores são parte vital do objetivo fome zero", podendo ajudar "a melhorar os sistemas de abastecimento alimentar".

Erradicar a fome é o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: garantir que até 2030, todas as pessoas tenham acesso alimentos. Atualmente, quase 800 milhões de civis passam fome.

Dietas saudáveis

Pela parceria, a entidade internacional terá maior acesso aos conhecimentos da FAO para conscientizar mais consumidores sobre a importância do combate à fome e a necessidade de ações para a mudança.

Segundo a FAO, o acordo também vai reforçar a proteção dos consumidores sobre perigos alimentares, promovendo dicas sobre o manuseio seguro dos alimentos, sobre hábitos saudáveis e informações sobre dietas sustentáveis.

Nos próximos meses, os membros da ONG participarão de vários encontros com especialistas da FAO, com o objetivo de ajudar os países a formular e implementar planos para alcançar a fome zero no mundo.

Notícias Relacionadas:

Fome iminente pode prejudicar avanços na consolidação do Estado na Somália

Milhões de pessoas passam fome no Iêmen e relator prevê “catástrofe"

ONU recebeu um quinto dos fundos para apoiar pessoas em risco de fome 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 21 DE JULHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 21 DE JULHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2017
S T Q Q S S D
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31