Série de Nollywood retrata drama de migrantes que seguem para a Europa

Ouvir /

OIM apoia produção, que deve estrear em junho; celebridades locais já concluíram filmagens na Nigéria na Suíça; pelo menos 37, 5 mil nigerianos chegaram à Itália em 2016.

Mulheres retornam à Nigéria. Foto: OIM/Ikechukwu Attah

Eleutério Guevane, da ONU News em Nova Iorque.

A indústria de produção de cinema da Nigéria, conhecida como Nollywood, está a finalizar a minissérie The Missing Steps, ou Passos em Falta, em português.

A Organização Internacional para Migrações, OIM, apoia a produção que retrata histórias de pessoas que deixaram o país em direção à Europa.

Europa

A agência revelou que pesquisas que envolveram autoridades locais de migrações ajudaram a conceber a iniciativa que vai destacar riscos da migração irregular e soluções alternativas.

O projeto pretende aumentar a consciência sobre oportunidades de migração segura para os nigerianos, que são considerados "o maior grupo de africanos que chegou à Europa através do Mar Mediterrâneo em 2016".

No ano passado 37, 5 mil nigerianos foram dar à Itália, contra os mais de 22,3 mil de 2015. Em 2014, o número de nigerianos recém-chegados rondava os 9 mil.

Este ano, a OIM ajudou a repatriar 504 nigerianos abandonados na Líbia através do Programa Voluntário de Reintegração Assistida. A agência quer que os nigerianos conheçam os riscos optar por rotas de migração irregular.

Filmagens

A produção financiada pelo Governo a Suíça será apresentada a partir de junho em todo o país após o processo de filmagens que decorreu tanto nos territórios nigeriano como no suíço.

A série que vai ao ar em inglês e na língua local pidgin e deverão entrar em cena atores populares de Nollywood "para atrair mais público e fazer com que os nigerianos tenham maior envolvimento com  temas de migração".

A chefe da OIM na Nigéria, Enira Krdzalic, disse que a série de televisão é apenas uma das formas inovadoras para o contacto com as comunidades para garantir que tenham mais conhecimento sobre as viagem e a migração.

A expectativa é que a mensagem impulsione uma mudança a partir das experiências de cidadãos do país que tentaram seguir rotas irregulares que passam pela Líbia.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE MARÇO DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE MARÇO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

março 2017
S T Q Q S S D
« fev    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031