Produção sustentável de arroz é prioridade para agência da ONU

Ouvir /

Ideia é melhorar segurança alimentar em países em desenvolvimento e beneficiar pequenos agricultores; FAO lembra que mundo enfrentará desafio para produzir alimentos para quase 10 bilhões de pessoas nas próximas décadas.

Foto: FAO/Hoang Dinh Nam

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

A agência da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, e o Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz, Irri (sigla em inglês), acabam de firmar uma parceria para apoiar a produção sustentável do cereal em países em desenvolvimento.

A ideia é melhorar a segurança alimentar e ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais. Com o acordo, as duas entidades vão trocar experiências técnicas e intensificar os trabalhos.

Fim da fome

O foco da parceria é garantir a produção sustentável de arroz para agricultores de pequena escala, especialmente mulheres. A vice-diretora da FAO, Maria Helena Semedo, declarou que mais de 3 bilhões de pessoas comem arroz por dia no mundo, por isso o cereal é essencial para a segurança alimentar e para o fim da fome.

Ao anunciar a novidade, as duas entidades lembram os desafios para produzir comida nas próximas décadas, já que a população mundial deve chegar a 10 bilhões de habitantes.

Consumo

A FAO e o Irri explicam que a produção do arroz está vulnerável aos impactos da mudança climática, como secas e enchentes. Os produtores atendidos pelo projeto vão aprender como melhorar as colheitas de diversas variedades de arroz.

A parceria também vai focar em otimizar as propriedades nutricionais do cereal e promover práticas sustentáveis nas cadeias de produção, de marketing e de consumo.

Notícias Relacionadas:

FAO coordena ação mundial para interromper praga que acaba com palmeiras

Ex-governador norte-americano nomeado diretor-executivo do PMA

Relatório da FAO considera urbanização catalisador de áreas rurais

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 21 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 21 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930