Guterres agradece EUA por apoio e anuncia cooperação para reforma

Ouvir /

Declaração foi feita por Stephane Dujarric, porta-voz do secretário-geral, que comentou o anúncio da proposta de orçamento do governo norte-americano; António Guterres lembrou que cortes abruptos de fundos podem minar impacto de reformas a longo prazo.

António Guterres. Foto: ONU/Rick Bajornas (arquivo)

Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, está comprometido a reformar as Nações Unidas e afirmou estar disposto a discutir o tema com os Estados Unidos e outros países-membros.

O objetivo é refletir sobre uma maneira mais eficiente de combater os enormes desafios enfrentados pela comunidade internacional. A declaração foi feita pelo porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, na quinta-feira.

Votação

O porta-voz informou que a ONU tomou nota da proposta de orçamento de 2018, divulgada pela Casa Branca, e citou que o processo é complexo e longo e deve ser ainda colocado à votação.

De acordo com agências de notícias, a proposta inclui grandes cortes na diplomacia dos Estados Unidos e na ajuda externa, entre outras áreas.

Dujarric afirmou ainda que o secretário-geral da ONU está grato aos Estados Unidos pelo apoio recebido durante todos esses anos, como o maior contribuinte da organização.

António Guterres expressou seu total compromisso com a reforma das Nações Unidas e lembrou que cortes abruptos podem forçar a adoção de medidas ad-hoc que terminarão por minar o impacto de reformas de longo prazo.

O chefe da ONU ressaltou que a comunidade internacional enfrenta enormes desafios que só podem ser encarados com um sistema forte e multilateral.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 21 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 21 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930