CSW inicia com forte apoio à igualdade de gêneros e direitos das mulheres

Ouvir /

Presidente da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres, Antonio Patriota, afirmou que essa é uma demonstração do compromisso global de que juntos será possível acelerar o progresso para mulheres e meninas no mundo.

Antonio Patriota. Foto: ONU/Manuel Elias

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

A reunião da 61ª Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW pela sigla em inglês, começou esta segunda-feira com um forte apoio à igualdade de gêneros e aos direitos das mulheres.

No discurso de abertura na Assembleia Geral, o presidente da comissão, Antonio Patriota citou a participação de representantes de governos, especialistas e defensores dessas causas.

Objetivo

Em entrevista exclusiva à ONU News, Patriota falou sobre o objetivo do encontro este ano.

"Este ano nós vamos nos concentrar mais especificamente na questão do trabalho. A situação da mulher no mundo em transformação no trabalho será o foco principal e é um dos aspectos fundamentais, porque é o empoderamento econômico da mulher que está em jogo. Isso é uma questão fundamental não só para o desenvolvimento sustentável mas até mesmo para combater a violência contra a mulher. A mulher que é vulnerável e dependente economicamente é muito mais sujeita à violência."

Antonio Patriota falou também sobre a participação de homens no processo de igualdade de gêneros.

"Eu vou insistir muito no papel dos homens e dos jovens na implementação e na questão da promoção da igualdade de gêneros. A igualdade de gênero não é um assunto só para mulheres, é uma questão para as sociedades como um todo. Ela beneficiará a sociedade em termos de maior prosperidade, maior justiça e maior inclusividade, combate à pobreza. Eu acho também que ela fará com que as sociedades sejam mais felizes."

Segundo ele, a participação de homens e meninos na questão da igualdade de gêneros é crucial para superar as desigualdades entre homens e mulheres.

Notícias relacionadas:

Mulheres empoderadas são prioridade em mundo dominado por homens

Presidente da comissão da ONU sobre direitos e autonomia das mulheres fala com exclusividade à ONU News

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 18 DE AGOSTO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 18 DE AGOSTO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031