Unodc: metanfetamina está avançando no Afeganistão

Ouvir /

Escritório da ONU sobre Drogas e Crime divulgou pesquisa inédita no país sobre a questão; segundo documento, há indícios de que a substância esteja sendo produzida no país.

Segundo pesquisa, a metanfetamina injetável está se tornando mais comum. Foto: Irin/Sean Kimmons

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.*

A metanfetamina está cada vez mais sendo apreendida por agentes de segurança no Afeganistão e há indícios de que a substância esteja sendo produzida no país.

Estes são os dados trazidos pela primeira avaliação deste tipo sobre drogas sintéticas no país divulgada pelo Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc.

Indícios

Após oito meses coletando informações sobre drogas chamadas de "vidro", "lágrimas de vidro" e "sheesha", o Escritório concluiu que há "fortes indicadores" de que o uso da metanfetamina esteja se estabelecendo entre os usuários de derivados do ópio, que já fazem parte dos mais vulneráveis da sociedade afegã.

Para o diretor de assuntos públicos do Unodc, Jean-Luc Lemahieu, o relatório é oportuno e adiciona outra "camada de entendimento à situação de drogas muito complexa no Afeganistão".

Ele elogiou a contribuição do país ao documento.  A avaliação sobre drogas sintéticas no Afeganistão incluiu missões a cinco províncias do país. Entrevistas foram conduzidas com mais de 100 fontes, usuários de drogas e autoridades de segurança em escritórios de governo e centros de saúde.

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Notícias Relacionadas:

OMS e Unodc discutem resposta a overdose de opioides

Produção de ópio no Afeganistão aumenta 43%, revela Unodc

Unodc apoia plano que combate tráfico de migrantes

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 22 DE AGOSTO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 22 DE AGOSTO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031