Papa Francisco: desenvolvimento deve considerar culturas indígenas

Ouvir /

"Relação ancestral" desses povos com a terra deve ser levada em conta, segundo o chefe da Igreja Católica; Papa reuniu-se em Roma com delegação do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Ifad, uma agência da ONU.

Proteção de povos indígenas. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Laura Gelbert Delgado, na ONU News em Nova Iorque.

O Papa Francisco destacou a necessidade de conciliar desenvolvimento social e cultural com a proteção de povos indígenas e seus territórios, especialmente no "planejamento de atividades econômicas que possam interferir com suas culturas e sua relação ancestral com a terra".

O chefe da Igreja Católica reuniu-se com representantes de povos indígenas em Roma. A delegação estava na cidade para participar do terceiro fórum global de povos indígenas do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, Ifad.

Identidade

Durante o encontro, o Papa enfatizou a necessidade de governos prestarem atenção à identidade indígena e gerarem diretrizes e abordagens de desenvolvimento que incluam jovens e mulheres.

Segundo ele, para governos "isto significa reconhecer que as comunidades indígenas são uma parte da população a ser apreciada e consultada e cuja plena participação deve ser promovida nos níveis local e nacional".

Reconhecimento

Para a coordenadora de questões indígenas e tribais do Ifad, Antonella Cordone, "reconhecer e institucionalizar" os direitos desses povos é "essencial".

No entanto, ela defendeu também ser preciso trabalhar em estratégias que apoiem economias locais.

A agência da ONU foi anfitriã do terceiro fórum global de povos indígenas entre 10 e 13 de fevereiro. O encontro reuniu representantes de organizações de povos indígenas e líderes de instituições parceiras para discutir os desafios enfrentados por essas comunidades.

Notícias Relacionadas:

Papa Francisco apoia agências da ONU na luta contra a fome

Para acabar com a fome, Ifad pede US$ 265 bilhões ao ano

Papa dá apoio total à erradicação da fome em visita ao PMA

Brasileira apresenta na ONU dados sobre suicídio de jovens indígenas

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 26 DE MAIO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 26 DE MAIO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

maio 2017
S T Q Q S S D
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031