Enviado da ONU se reúne em Moscou para discutir crise Síria

Ouvir /

Staffan de Mistura teve encontro com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov; eles falaram sobre as conversações de paz em Astana e a respeito das negociações em Genebra, marcadas para a semana que vem.

Staffan de Mistura. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, se reuniu esta quinta-feira, em Moscou, com os ministros russos das Relações Exteriores, Sergei Lavrov e da Defesa, Sergei Shoigu.

Eles discutiram conversações de paz que estão sendo realizadas em Astana, no Casaquistão, sobre a Síria e sobre as preparações para a nova rodada de negociações de paz, marcadas para a semana que vem, em Genebra.

Cessar-fogo

Falando a jornalistas na sede da ONU em Nova Iorque, o porta-voz do secretário-geral, Farhan Haq, disse que uma delegação das Nações Unidas está em Astana participando das discussões sobre consolidação do cessar-fogo e outros assuntos.

Haq disse ainda que de Mistura e Lavrov conversaram sobre a possibilidade de as negociações em Genebra começarem entre 20 e 23 de fevereiro.

Na agenda estava também a ajuda humanitária para o país. Apesar da redução das hostilidades, ainda há muita preocupação quanto ao acesso das equipes de ajuda em várias regiões.

Obstáculos

Sobre essa questão, o assessor especial da ONU, Jan Egeland, alertou que os "obstáculos à entrega de suprimentos" representam uma questão de vida ou morte para os sírios que estão em regiões sitiadas.

Egeland afirmou que o governo sírio e as agências humanitárias chegaram a um acordo para facilitar a entrega de ajuda por todo o país.

Ele disse que as equipes de emergência não conseguiram ter acesso a nenhuma área sitiada desde o início do ano.

Segundo o assessor especial da ONU, existem na Síria 13 regiões controladas por tropas do governo ou da oposição e onde mais de 600 mil pessoas estão em situação considerada vulnerável.

Notícias relacionadas:

Enviado da ONU quer encontro sobre a Síria em 20 de fevereiro

Novo plano para refugiados sírios tem o valor de US$ 4,6 bilhões

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE FEVEREIRO DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE FEVEREIRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

fevereiro 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728