Primeiros mil dias de vida são cruciais para desenvolvimento do cérebro

Ouvir /

Unicef lança campanha de conscientização sobre primeiros anos de vida de uma criança e impactos de várias experiências; células cerebrais fazem até mil conexões por segundo na primeira infância.

O Unicef calcula que milhões de menores passam os primeiros anos de idade sem receber estímulos ou em ambientes inseguros. Foto: Unicef

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef e a Fundação Lego estão lançando uma campanha de conscientização sobre a importância dos primeiros mil dias da vida de uma criança.

Segundo o Unicef, as experiências que a criança têm nos primeiros três anos causam vários impactos ao desenvolvimento do cérebro. Nesta fase, as células cerebrais fazem até mil conexões por segundo, contribuindo para as funções motoras e para o aprendizado.

Nutrição

O período é essencial para garantir um futuro saudável e feliz. Mas a falta de nutrientes adequados, de estímulos, de amor e de proteção pode impedir o desenvolvimento dessas conexões tão críticas.

A campanha começa com a promoção da hashtag #EatPlayLove ou #ComerBrincarAmar, uma maneira simples de explicar aos pais a importância de garantir aos seus filhos o melhor começo de vida possível.

O Unicef espera que ao envolver as famílias, aumente a busca por serviços de desenvolvimento infantil que tenham qualidade e sejam acessíveis do ponto de vista econômico. A agência pede aos governos para que invistam em programas para os menores mais vulneráveis.

Estímulos

De acordo com a revista especializada The Lancet, 250 milhões de crianças de países em desenvolvimento estão em risco de não se desenvolver de forma adequada devido à pobreza e à falta de nutrientes. Mas as crianças desfavorecidas que vivem em países de rendas média ou alta também correm riscos.

O Unicef calcula que milhões de menores passam os primeiros anos de idade sem receber estímulos ou em ambientes inseguros. Com isso, seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional pode não ser adequado.

Notícias Relacionadas:

Mais de 70% das famílias sírias no Líbano estão abaixo da linha de pobreza

Unicef alerta para condições de “vida ou morte” das crianças no Haiti

Unicef diz que crianças em Alepo estão “estressadas, feridas e sozinhas” 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 27 DE FEVEREIRO DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 27 DE FEVEREIRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

fevereiro 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728