Mossul: quase 140 mil deslocados por conflito em cidade iraquiana

Ouvir /

Informação é do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha; operações militares estão em andamento para retomar a cidade do grupo terrorista islâmico Daesh.

Isil queima poços de petróleo perto de Mosul. Foto: IOM/Jennifer Sparks

Laura Gelbert, da ONU News em Nova Iorque.

Quase 140 mil pessoas foram deslocadas da cidades iraquiana de Mossul, no norte do país, devido às operações militares, de acordo com o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha.

Segundo o porta-voz do Ocha, Jens Laerke, apenas no dia 2 de janeiro, por exemplo, cerca de  4 mil pessoas foram desalojadas do leste da cidade.

Crise

O porta-voz afirmou que esse foi um dos "maiores movimentos diários de pessoas desde o início da crise em 17 de outubro".

Operações militares estão em andamento para retomar a cidade das mãos do grupo Daesh, denominação em árabe do grupo terrorista autoproclamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

Casos de trauma continuam extremamente elevados, principalmente perto da linha de frente. Na semana até 8 de janeiro, cerca de 700 pessoas foram levadas para tratamento em hospitais de cidades próximas, Erbil e Dahuk.

Ajuda humanitária

A distribuição de ajuda humanitária continua no leste de Mossul e já chegou a 50 mil pessoas na primeira semana do ano com comida, água e itens de higiene.

Centenas de milhares de pessoas desalojadas e vulneráveis estão recebendo ampla assistência fora da cidade.

No entanto, não há acesso humanitário a áreas controladas pelo Daesh no oeste da cidade e há preocupação cada vez maior com o bem-estar dos civis nestas áreas.

Notícias Relacionadas:

Equipes da OMS ajudam a salvar vítimas da violência em Mossul, no Iraque

Passam de 130 mil os desalojados em Mossul, no Iraque

ONU condena assassinatos durante distribuição de assistência em Mossul 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE FEVEREIRO DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE FEVEREIRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

fevereiro 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728