"Todos podem participar" na implementação dos ODSs em Moçambique

Ouvir /

Avaliação é da líder da ONU no país, Márcia de Castro; ela mencionou compromisso em levar "metas e objetivos a grande número de pessoas e comunidades"; para a representante, a Agenda 2030 "tem um objetivo muito simples e muito complexo: não deixar ninguém para trás".

Márcia de Castro. Foto: Emídio Josine

Laura Gelbert, enviada especial da Rádio ONU a Maputo.

"Todos podem participar" da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Moçambique, segundo a coordenadora residente do sistema das Nações Unidas no país, Márcia de Castro.

Segundo ela, a organização quer que esse seja "um movimento cada vez mais amplo". Ela falou com a Rádio ONU durante um evento na escola secundária Matheus Sansão Muthemba, em Maputo, realizado no fim de semana.

Mobilização

"Eu acho que nos próximos meses, o nosso compromisso é levar a imagem da campanha, as metas, os objetivos, a um grande número de pessoas e comunidades. Estando aqui hoje na escola é uma oportunidade de fazer isso, de sensibilizar as crianças que estão aqui e renovar o nosso compromisso, trabalhar em conjunto, buscar maneiras inovadoras de falar desses objetivos tão importantes e ter metas e alcançar resultados."

A representante destacou a importância de parceria e falou sobre as oportunidades trazidas pela Agenda 2030 a Moçambique e os desafios para sua implementação.

Necessidade e Oportunidade

"Para alcançar os objetivos de redução de pobreza são grandes desafios. Então, primeiro tem que ter um compromisso político muito sério da parte do governo, nós não podemos trabalhar como trabalhávamos, temos que mudar, todos temos que mudar. Precisamos de alianças, precisamos de uma estratégia interessante de financiamento para o desenvolvimento, precisamos trabalhar com uma visão global, mas com o buscar de soluções locais, atendendo a cada província, a cada distrito onde realmente há muita necessidade e muita oportunidade de melhorar a qualidade de vida da população."

Na entrevista, Márcia de Castro ressaltou ainda os cinco pilares da Agenda de Desenvolvimento Sustentável: pessoas, prosperidade, paz, planeta e parcerias.

Ela lembrou ainda que a agenda "tem um objetivo muito simples e muito complexo: não deixar ninguém para trás".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 23 DE JUNHO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

junho 2017
S T Q Q S S D
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930