Secretário-geral oferece sete ideias para melhorar o setor de transportes

Ouvir /

Primeira conferência global sobre transportes sustentáveis começou neste sábado no Turcomenistão; Ban Ki-moon sugere sistemas mais eficientes e promoção do ciclismo e das caminhadas; redução dos acidentes é outra meta.

Líderes mundiais reunidos na Conferência Global sobre Transportes, no Turcomenistão. Foto: ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Começou neste sábado a primeira Conferência Global sobre Transporte Sustentável, na capital do Turcomenistão, Ashkhabad. O secretário-geral da ONU falou na abertura do encontro e disse esperar que os transportes sustentáveis respondam às necessidades dos menos favorecidos.

Ban Ki-moon espera que a conferência trate dos vários desafios do setor. Um deles está ligado à mudança climática, uma vez que os transportes são responsáveis por um quarto das emissões de gases que causam o efeito estufa e contribuem para a poluição do ar.

Poluição

O chefe da ONU também mencionou os impactos para a saúde pública: os acidentes de trânsito matam 1,25 milhão de pessoas por ano. Outro problema é o tráfego intenso nas grandes cidades, que prejudica a produtividade.

No Turcomenistão, Ban Ki-moon aproveitou para sugerir sete ideias para mudanças no setor.

A primeira sugestão é a criação de políticas integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs. A segunda é para que a comunidade internacional trate das vulnerabilidades dos países menos desenvolvidos, que precisam, segundo Ban, de "cruzamento de fronteiras simplificado e leis regionais harmonizadas".

Ciclismo

A terceira ideia do secretário-geral da ONU é pela promoção de sistemas de transportes eficientes nas cidades. Ele pede melhorias no transporte público e promoção do ciclismo e das caminhadas.

Ban Ki-moon também quer segurança, acessibilidade e sistemas de transportes sustentáveis para todos. A quinta ideia tem a ver com soluções para a contribuição negativa do setor para a mudança climática e poluição do ar.

O secretário-geral pediu que os países "repensem o sistema de transportes, investindo em novos designs, tecnologias e padrões de consumo". Ele mencionou como exemplos um táxi movido à energia solar e o avião do projeto Solar Impulse, totalmente dependente de energia renovável.

Investimentos

O sexto ponto mencionado por Ban é a necessidade de financiamento e ele lembrou que são necessários investimentos em dinheiro para que haja resultados.

A sétima e última ideia do secretário-geral é para que as pessoas sejam colocadas no centro do planejamento do setor de transportes. Ban acredita que a união de governos, entidades internacionais, empresas e sociedade civil "pode tornar o transporte sustentável uma realidade".

O secretário-geral da ONU, que termina seu mandato em 31 de dezembro, revelou sentir-se feliz por encerrar seus trabalhos na organização focando nos transportes sustentáveis.

Leia e Ouça:

Conferência sobre transportes busca compromisso para corte de emissões

 Reunião do clima em Marrakech deve receber dezenas de líderes internacionais

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 6 MIN, 18 DE AGOSTO DE 2017
JORNAL DA ONU - 6 MIN, 18 DE AGOSTO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031