ONU preocupada com violência na Colômbia

Ouvir /

Porta-voz das Nações Unidas citou assassinatos e ataques a líderes da sociedade civil em várias áreas de conflito; Stephane Dujarric disse que organização está comprometida em proteger população civil.

Foto: Pnud Colômbia/Mauricio Cardona (arquivo)

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU anunciou esta terça-feira que está preocupada com a violência na Colômbia, incluindo recentes assassinatos e ataques a líderes da sociedade civil em várias regiões de conflito.

A declaração foi feita a jornalistas pelo porta-voz das Nações Unidas, Stephane Dujarric. Ele citou "os temores expressados pelas organizações sociais e o pedido por uma ação urgente para prevenir a escalada da violência".

Confiança

Segundo Dujarric, o problema "mina a confiança em uma paz estável e duradoura antes da esperada assinatura do Acordo de Paz final entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo, Farc-EP".

Ele disse que para a Missão da ONU na Colômbia, o acordo serve de base para a implementação de várias medidas que garantem segurança para os líderes de organizações sociais e defensores dos direitos humanos. Além disso, serve de segurança também para uma ação política.

Compromisso

Dujarric declarou que o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos está realizando investigações nas áreas onde ocorreram os últimos assassinatos.

O porta-voz reafirmou o compromisso de todo o sistema da ONU na Colômbia em proteger a população civil dentro do alcance de seus respectivos mandatos.

Outro ponto importante, segundo Dujarric, é o apoio contínuo à construção da paz e a resposta às expectativas de todos os colombianos, especialmente os que vivem em regiões afetadas por conflitos.

Leia Mais:

Ban saúda novo acordo de paz da Colômbia

Missão da ONU recebe autorização para verificar cessar-fogo na Colômbia

ONU defende reintegração de crianças associadas às Farc na Colômbia

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE MAIO DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE MAIO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

maio 2017
S T Q Q S S D
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031