Conferência sobre transportes busca compromisso para corte de emissões

Ouvir /

Primeira reunião global sobre transporte sustentável começa este sábado no Turcomenistão com a participação do secretário-geral da ONU; setor é responsável por um quarto das emissões de gases de efeito estufa; 1,25 milhões morrem por ano em acidentes nas rodovias.

As discussões no Turcomenistão vão girar em torno da criação de sistemas de transportes que não sejam caros, que sejam economicamente viáveis, socialmente aceitáveis e amigos do meio ambiente. Foto: Banco Mundial/Arne Hoel

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Começa neste sábado a primeira Conferência Global sobre Transporte Sustentável, reunindo representantes das Nações Unidas, de governos, do setor privado e da sociedade civil, que buscam uma nova direção para esta área.

O evento de dois dias acontece na capital do Turcomenistão, Ashkhabad. Segundo o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo, os transportes são responsáveis por um quarto das emissões de gases de efeito estufa.

Acidentes

Em conversa com jornalistas antes da abertura da conferência, ele mencionou mais de 1,25 milhão de pessoas que são mortas, por ano, em acidentes nas rodovias, sendo que 90% das vítimas são de países em desenvolvimento.

Wu revela que por outro lado, o transporte sustentável ajuda a criar a infraestrutura para um futuro sustentável, com acesso a mercados, empregos, comércio, educação, saúde e outros serviços que melhoram a vida das pessoas.

Segundo o representante da ONU, a conferência em Ashkhabad "é uma oportunidade de aprendizado mútuo e troca de conhecimentos sobre o transporte sustentável".

Impactos negativos

O Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Desa, que organiza o evento, destaca que o mundo tem um déficit de transportes adequados e acessíveis, inclusive para pessoas com deficiência. Isso causa impactos negativos para a saúde pública e para a mudança climática.

As discussões no Turcomenistão vão girar em torno da criação de sistemas de transportes que não sejam caros, que sejam economicamente viáveis, socialmente aceitáveis e amigos do meio ambiente. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, discursa na abertura da conferência, no sábado.

Alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão diretamente ligados ao transporte sustentável, como o ODS 3 sobre saúde, que inclui a meta de diminuir o número de acidentes nas estradas. Já o ODS 11, sobre cidades sustentáveis, envolve a meta de garantir acesso seguro e barato a sistemas de transportes públicos sustentáveis.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE OUTUBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE OUTUBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031