Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, tem papel global

Ouvir /

Afirmação foi feita pelo embaixador do Brasil junto às Nações Unidas durante reunião na Assembleia Geral; Mauro Vieira disse que expansão das atividades da Cplp é um "destino natural da organização".

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp. Ilustração: Cplp

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O embaixador do Brasil junto à ONU, Mauro Vieira, afirmou nesta segunda-feira que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, "tem um papel positivo a desempenhar no contexto global".

A declaração foi feita durante reunião na Assembleia da ONU, onde Vieira representou o grupo de países lusófonos, que inclui além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor-Leste.

Destino Natural

Antes do discurso, Mauro Vieira concedeu uma entrevista à Rádio ONU sobre a nova presidência rotativa da Cplp que passou a ser ocupada pelo Brasil em 1º de novembro.

"Acho que a expansão das atividades da Cplp é um destino natural da organização. Espero que se chegue a esse ponto num momento futuro. O tema do Brasil nesse período da sua presidência será, justamente, do desenvolvimento e da cooperação. Acho que a partir de atividades e de projetos bem sucedidos através dessas iniciativas, nós podemos consolidar uma atuação maior da Cplp na área econômica e comercial. O Brasil e os países da Cplp já têm entre si uma corrente de comércio importante e eu acho que a Cplp só vai ajudar a consolidar."

Segundo o embaixador Mauro Vieira, a Cplp se consolidou como uma plataforma de diálogo político e de cooperação diplomática entre os países lusófonos e com o resto do mundo. Ele falou ainda da importância da língua portuguesa para o futuro.

Rádio ONU

Vieira afirmou que cerca de 280 milhões de pessoas têm o português como primeira língua atualmente. Isso representa o quinto idioma mais falado em todo o mundo e também o com o maior número de falantes no Hemisfério Sul.

O diplomata brasileiro afirma que o objetivo da Cplp é continuar promovendo a língua portuguesa, incluindo dentro das Nações Unidas, como um meio de disseminar a criatividade cultural.

Nesse contexto, Mauro Vieira citou o trabalho da Rádio ONU em Português ao transmitir para o mundo as preocupações das Nações Unidas para as pessoas que falam o idioma na sua própria língua.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE FEVEREIRO DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE FEVEREIRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

fevereiro 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728