Brasil pronto para contribuir com civis à Missão da ONU na Colômbia

Ouvir /

Informação foi dada à Rádio ONU pelo embaixador brasileiro junto às Nações Unidas, Mauro Vieira; segundo ex-chanceler, envio de pessoal deve ser feito já em 2017.

Crianças em escola na Colômbia. Foto: Unicef/Roger LeMoyne

Monica Grayley, da Rádio ONU.

O Brasil está pronto para contribuir com a Missão Política da ONU na Colômbia. Segundo o novo embaixador brasileiro nas Nações Unidas, Mauro Vieira, a proposta está sendo analisada com implementação prevista já para 2017.

Nesta entrevista à Rádio ONU, Mauro Vieira explicou que o Brasil poderá enviar civis para a Missão no país vizinho "sempre que for de interesse da Colômbia e sempre que estiver também de acordo com as regras das Nações Unidas."

Nova dinâmica

"Nós teremos participantes nesta Missão Política Especial, contribuiremos com civis.  E é uma questão ainda que está sendo estudada, desenhada. Mas sem dúvida nenhuma, e creio que o resultado da Missão Política Especial será muito importante porque a paz na Colômbia é um assunto de primordial importância. Não só para a Colômbia, mas para toda a região. Vai ser muito importante. Vai trazer aspectos, vai criar uma nova dinâmica muito positiva para o desenvolvimento da América do Sul como um todo."

Em janeiro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a criação da Missão para a Colômbia com o objetivo de monitorar e verificar o Acordo de Paz selado entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, Farc – EP.

Plebiscito

O mandato da Missão teve que ser reavaliado após a população ter rejeitado o Acordo de Paz nos termos iniciais, durante um plebiscito em 2 de outubro.

Na semana passada, o governo da Colômbia anunciou a assinatura de um novo acordo firmado com as Farc-EP que agora não mais será submetido a votação popular, mas sim enviado ao Congresso colombiano para aprovação.

De acordo com o embaixador do Brasil, Mauro Vieira, uma vez confirmada a participação brasileira segundo a vontade da Colômbia e às regras da ONU, os civis do Brasil poderiam chegar ao país vizinho no próximo ano.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE FEVEREIRO DE 2017
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE FEVEREIRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

fevereiro 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728