No Sudão do Sul, chefe do Ocha destaca acesso a todos os que precisam

Ouvir /

Stephen O’Brien visitou pessoas afetadas pelo conflito e testemunhou a situação humanitária no país; cerca de 1,6 milhão são deslocados internos.

Stephen O’Brien. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré (arquivo)

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Stephen O’Brien, está no Sudão do Sul, onde visitou pessoas afetadas pelo conflito e viu em primeira mão a situação humanitária no país.

Esta quarta-feira, O’Brien deve participar numa conferência com a imprensa na capital Juba um dia depois de visitar um local próximo à base da Missão da ONU no Sudão do Sul, Unmiss na cidade de Wau.

Violência

O local acolhe mais de 20 mil pessoas em busca de proteção devido ao conflito recente entre forças leais ao presidente Salva Kiir e as do vice-presidente Riek Machar.

O também chefe do Escritório da ONU para Assuntos Humanitários, Ocha, ouviu relatos de mulheres deslocadas pela violência de parceiros humanitários que falaram sobre a resposta à crise.

Violência

O’Brien destacou que o pleno acesso a todas as pessoas que precisam é "fundamental", incluindo a indivíduos abrigados em arbustos do lado de fora de Wau que não podem ser alcançados há semanas pelos parceiros humanitários.

Acesso e Parceria

O’Brien destacou que é preciso acesso a todos os lugares onde houver necessidade e afirmou que isto é um direito sob a lei internacional.

Ele ressaltou que agentes humanitários operam de forma independente, imparcial e neutra.

Para o chefe do Ocha, criar parcerias em todos os níveis de governo no Sudão do Sul é a melhor forma de "fomentar a paz" e entregar assistência vital durante a crise atual.

Financiamento

O plano de resposta humanitária para o Sudão do Sul requer cerca de US$ 1,3 mil milhão, mas até o momento foi apenas 40% financiado.

Cerca de 1,6 milhão de pessoas estão deslocadas dentro do país e outras 4,8 milhões estão em situação de insegurança alimentar.

Leia e Oiça:

ONU alerta para impacto da combinação de conflito e surtos no Sudão do Sul

ONU realiza operações de busca perante tensões no Sudão do Sul

ONU combate surto de cólera no Sudão do Sul

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 22 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930