Taxa de doação de sangue voluntária é 9 vezes maior em países ricos

Ouvir /

OMS destaca que essas nações abrigam menos de 20% dos habitantes do planeta; 34 países dependem da doação de sangue de familiares ou têm que pagar doadores; este 14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado todos os anos em 14 de junho. Foto: OMS/M. Moyo

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado todos os anos em 14 de junho e nesta terça-feira, a Organização Mundial da Saúde, OMS, está fazendo um alerta sobre desigualdades na prática.

Apesar dos países ricos abrigarem menos de 20% dos habitantes do planeta, o volume de doação voluntária nessas nações chega a ser nove vezes maior do que em países de renda baixa.

Conexão

Segundo o especialista do Departamento de Serviços e Segurança da OMS, entre as milhões de doações de sangue coletadas todos os anos, metade é realizada por pessoas em países desenvolvidos. Hernan Montenegro falou com a Rádio ONU em Genebra.

"Hoje temos 108 milhões de doações de sangue ao ano, mas isso não dá para cobrir todas as necessidades, particularmente os países que têm menores ingressos (renda). Esses países têm que fazer um esforço muito maior para poder avançar com a doação, para que todo mundo tenha acesso ao sangue quando necessite e de forma segura."

Neste ano, o tema do Dia Mundial do Doador de Sangue é: "O sangue nos conecta", e o slogan "Compartilhe vida, dê sangue". A meta é chamar a atenção para o papel da doação voluntária.

Testes

Segundo a OMS, 34 países ainda dependem da doação de familiares ou amigos de pacientes, sem contar as vezes em que é preciso pagar pelo sangue recebido. E 25 nações não têm capacidade técnica de testar o sangue para infecções ou os testes são de baixa qualidade.

Atualmente, apenas 62 países alcançam 100% dos estoques de seus bancos de sangue a partir de doações voluntárias. Transfusões de sangue, plasma ou plaquetas são essenciais para salvar milhões de vidas todos os anos, especialmente durante emergências.

Leia e Ouça:

Guiné-Bissau: técnicos formam-se para baixar mortalidade materno infantil

No Dia Mundial da Saúde, ONU promove o combate a diabetes

Unfpa celebra entrega de banco de sangue renovado em Darfur

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031