OMS fala em risco moderado do zika se espalhar pela Europa no verão

Ouvir /

Chances são maiores em locais onde o mosquito Aedes circula, como a Ilha da Madeira; reunião em Portugal examinará necessidades dos países para evitar surto; em 66% das nações europeias, risco de zika é muito baixo.

Mosquitos Aedes aegypti. Foto: Aiea/Dean Calma

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O risco de um surto de zika na Europa entre o fim da primavera e durante o verão é considerado entre baixo e moderado. A temporada de verão no Hemisfério Norte começa oficialmente em 20 de junho.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, divulgou esta quarta-feira a avaliação, destacando que as chances mudam de país para país.

Portugal

A agência define o risco de um surto levando em conta a combinação de dois fatores: as chances do vírus se espalhar e ações já existentes em um país para prevenir ou conter com rapidez a transmissão de zika.

Na Ilha da Madeira, em Portugal, o risco de zika é considerado alto pela OMS, devido à presença do Aedes. O mesmo vale para a costa noroeste do Mar Negro.

Nessas regiões, a recomendação é para controle do vetor, medidas para educar as comunidades a reduzir focos de reprodução do mosquito e dicas para que todos, especialmente grávidas, saibam se proteger da infecção.

Risco Baixo

Em 18 países europeus, a agência avalia o risco como moderado, já que por lá circula o Aedes albopictus, um vetor secundário de zika.

Mas em 66% das nações europeias, a OMS considera as chances de um surto muito baixas ou praticamente nulas. São 36 países onde o mosquito não circula e/ou onde as condições climáticas não são propícias para o Aedes.

Em uma pesquisa feita com 51 países da região, a OMS descobriu que 79% têm capacidade boa ou muito boa de responder a um possível surto de zika na Europa.

Entre os dias 22 e 24 de junho, a agência fará uma reunião em Portugal com representantes dos países europeus, para identificar o que mais é necessário para responder ao zika vírus.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE NOVEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 20 DE NOVEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930