Zika: para OMS, o mais importante é controlar exposição ao mosquito

Ouvir /

Porta-voz da agência afirmou que relato de transmissão sexual "levanta preocupações", mas que quase 100% dos casos são transmidos pelo mosquito; Gregory Hartl destacou ainda que três quartos dos infectados "nem apresentam sintomas".

Porta-voz da OMS afirmou que proteção começa com "autoridades nacionais fazendo bons programas de controle". Foto: Minustah/Logan Abassi

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O porta-voz da Organização Mundial da Saúde, Gregory Hartl, afirmou que o relato de um caso nos Estados Unidos onde o vírus zika teria sido transmitido sexualmente "levanta preocupações".

Ele disse que a agência está "trabalhando na organização de projetos de pesquisa para entender como e em que condições o vírus pode ser transmitido".

Mosquito

No entanto, Hartl declarou que "99% dos casos ou mais são transmitidos pelo mosquito, portanto, o mais importante para as pessoas é se protegerem contra as picadas".

Ele afirmou que a proteção começa com "autoridades nacionais fazendo bons programas de controle". Além disso, o porta-voz mencionou diversas medidas que uma pessoa pode tomar, citando o uso de roupas adequadas, repelente e mosquiteiros, entre outros.

Microcefalia

Falando a jornalistas em Genebra, Gregory Hartl lembrou que o "mais importante para a agência são casos de microcefalia" e ressaltou "grande preocupação" da OMS com tais casos e como eles ocorrem, o que está sendo investigado.

Ele disse que "ainda não se sabe se o zika causa esta condição neurológica".

Segundo o porta-voz, o "zika, em si, não é a razão pela qual a OMS declarou uma emergência de saúde pública, mas sim a microcefalia".

Sem Sintomas

Ele ressaltou que o zika é uma doença onde três quartos dos infectados "nem apresentam sintomas" e no restante os "sintomas são leves".

Nesta quarta-feira, a agência da ONU informou que 32 países relataram a transmissão com o vírus desde 2015, a grande maioria na região das Américas, incluindo o Brasil.

Leia Mais:

OMS faz apelo à Europa para prevenir propagação do zika imediatamente

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031