Violência e bombardeios forçam mais de 30 mil sírios a fugir de Alepo

Ouvir /

Subsecretário-geral para Assuntos Humanitários afirmou que outras cidades sírias também foram afetadas no nordeste do país; Stephen O'Brien disse que as pessoas estão precisando urgentemente de abrigo, água e comida.

Edifícios destruídos em Alepo, Síria. Foto: Ocha/Gemma Connell

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Stephen O'Brien, está preocupado com os relatos de que mais de 30 mil sírios foram forçados a fugir de suas casas por causa da violência e de bombardeios em Alepo.

Segundo O'Brien, os confrontos entre forças do governo e seus aliados contra grupos armados ocorreram também em outras cidades do nordeste da Síria.

Mulheres e Crianças

Ele afirmou que cerca de 80% das vítimas são mulheres e crianças. A ONU recebeu informação de que civis foram mortos ou feridos e que vários prédios, incluindo dois hospitais, foram atingidos pelas bombas.

O'Brien disse ainda que estava preocupado com a situação em outras partes do país, em particular, na província de Dara, na região sul, onde a escalada dos confrontos levou ao deslocamento de milhares de pessoas, assim como a morte de muitos civis.

Capacidade Máxima

O subsecretário-geral declarou que os acampamentos para deslocados perto da fronteira com a Turquia estão operando em capacidade máxima. As pessoas estão necessitando urgentemente de abrigo, água, comida e outros suprimentos humanitários.

Ele pediu ao governo e às partes envolvidas no conflito que respeitem as leis de direitos humanos e humanitária, que determinam a proteção da população civil e que autorizem a entrada de organizações de ajuda na região.

O'Brien pediu ainda a todos os lados que suspendam imediatamente ações que possam resultar na morte de civis e permitam que a população possa seguir para regiões mais seguras.

As agências da ONU e organizações parceiras estão trabalhando para levar assistência a todas as pessoas necessitadas na região de Alepo.

Leia Mais:

Lados em conflito na Síria mataram milhares de detidos e de reféns

Refugiados sírios voltam para casa apesar da guerra

ONU pede US$ 7 bilhões para atender necessidade humanitária na Síria

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031