Unesco promove segurança de profissionais da imprensa

Ouvir /

Agência da ONU está organizando uma conferência internacional para discutir formas concretas de melhorar a segurança de jornalistas e combater a impunidade de crimes contra profissionais da imprensa; encontro acontece esta sexta-feira, em Paris.

Conferência discute formas concretas de melhorar a segurança de jornalistas e combater a impunidade de crimes contra profissionais da imprensa. Foto: ONU/Evan Schneider

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está organizando uma conferência internacional esta sexta-feira para discutir formas concretas de melhorar a segurança de jornalistas e combater a impunidade de crimes contra profissionais da imprensa.

O encontro acontece na sede da agência da ONU, em Paris, e reúne executivos e proprietários de instituições de mídia e Estados-membros da Unesco.

Redes Sociais

Cerca de 200 pessoas devem participar da conferência, que vai discutir, entre outros tópicos, a segurança para jornalistas, inclusive freelancers e produtores de redes sociais.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, o presidente da Federação Internacional de Jornalistas, Jim Boumelha, e o vice-presidente do Fórum Mundial de Editores, Erik Bjerager, participam da abertura da conferência.

A agência da ONU tem defendido e implementado medidas para aprimorar a segurança de jornalistas e acabar com a impunidade a crimes contra profissionais da imprensa.

Plano da ONU

A Unesco coordena as atividades relacionadas ao Plano de Ação da ONU sobre a Segurança de Jornalistas e a Questão da Impunidade.

No ano passado, o Conselho de Segurança debateu a proteção a jornalistas. Na ocasião, o vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, disse que dos 593 casos de mortes de jornalistas entre 2006 e 2013, 273 ocorreram em zonas de conflito.

A chefe da Unesco da ONU emite declarações sobre o assassinato de trabalhadores da mídia conforme resolução 29 adotada pelos Estados-membros da agência em 1997. O documento é chamado "Condenação de Violência a Jornalistas".

Leia Mais:

Unesco condena assassinato de jornalista brasileiro

Unesco pede investigação sobre assassinato de jornalista nas Filipinas

Unesco condena assassinato de jornalistas sírios

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031