Total de deslocados pelo conflito em Darfur sobre para 73 mil pessoas

Ouvir /

Estimativas das Nações Unidas estão ligadas à violência em Jebel Marra; forças do governo e do Exército de Libertação do Sudão estão em confronto desde janeiro; trabalhadores humanitários estão no terreno a identificar necessidades.

Deslocados em Darfur. Foto: UNAMID/Hamid Abdulsalam

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

O número de civis deslocados pelo recente conflito na área de Jebel Marra, em Darfur, subiu de 38 mil para 73 mil pessoas. As estimativas são das Nações Unidas.

A população está a fugir desde meados de janeiro, quando começaram das hostilidades entre forças do governo e a fação Exército de Libertação do Sudão. Os civis seguem para três destinos no estado de Darfur Norte.

Necessidades

O aumento recente é devido ao fluxo em massa de 30 mil pessoas em Sortony, onde os civis estão a alojar-se perto de uma base operada pela Missão da ONU e da União Africana em Darfur, Unamid.

Já em Tawilla, um campo para deslocados internos, 18 mil pessoas chegaram desde o mês passado. A coordenadora humanitária da ONU no Sudão declarou que "a organização e agências parceiras têm equipas no terreno a trabalhar na identificação das necessidades dos recém-chegados em Sortony e Tawilla".

Darfur Central

Marta Ruedas explicou tratar-se "de um exercício difícil, mas necessário para que a ajuda humanitária" possa ser adequada e entregue a tempo. Os deslocados recebem água, abrigo, medicamentos e itens de nutrição.

Mais assistência humanitária será fornecida. Segundo a ONU no Sudão, milhares de civis fugiram de Darfur Central, mas a organização ainda não conseguiu checar números nem atender essa população, apesar de vários pedidos às autoridades para o acesso a áreas relevantes.

Leia Mais:

Quase 40 mil civis abandonaram Darfur devido à escalada do conflito

Com escalada da violência em Darfur, proteção dos civis precisa aumentar

ONU fala de "pontos de vista contrários" entre partes em conflito em Darfur 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031