Sociedade civil vai participar das conversações sobre a Síria

Ouvir /

Enviado especial da ONU para o país, Staffan de Mistura, mandará convites para que mulheres e representantes de organizações possam contribuir com as negociações que ocorrem em Genebra.

Staffan de Mistura (esquerda) com Bashar Ja'afari (direita) no primeiro dia de conversações sobre o conflito sírio. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, mandará os convites para que mulheres e representantes de organizações da sociedade civil participem das conversações para solucionar a guerra no país.

Em entrevista a jornalistas em Nova York, esta terça-feira, o porta-voz da ONU, Farhan Haq disse que "mulheres e as organizações da sociedade civil podem fornecer ideias e visões vitais para as negociações com recomendações de importantes segmentos da sociedade síria".

Mulheres

De Mistura atendeu ao pedido de várias mulheres sírias para que possam contribuir de forma significativa nas conversações. Seguindo a orientação da  resolução 2254 do Conselho de Segurança, ele criou um Conselho Consutivo Independente de Mulheres que vai trabalhar com seu escritório.

O Conselho vai permitir que as mulheres demonstrem suas preocupações, ideias e apresentem recomendações sobre todos os assuntos discutidos durante as negociações. O grupo vai incluir 12 participantes de várias organizações femininas.

Nesta terça-feira, em Genebra, Staffan de Mistura se reuniu com uma delegação do governo da Síria, um dia após ter se encontrado com representantes do grupo da oposição ao governo HNC (Comitê de Altas Negociações).

Secretário-Geral

Na segunda-feira, o secretário-geral da ONU condenou o bombardeio ocorrido em Damasco no domingo.

Em um comunicado, Ban Ki-moon afirmou que o povo sírio espera “negociações credíveis” e que a população “merece mais do que a falsa escolha entre extremismo e repressão”.

*Apresentação: Laura Gelbert.

 Leia Mais:

 Síria: “não deve haver anistia para crimes contra a humanidade” | Rádio das Nações Unidas

45 mil pessoas estão sitiadas na cidade de Madamiyet Elsham, na Síria | Rádio das Nações Unidas

Coordenador de conversas sobre a Síria confiante com participação da oposição | Rádio das Nações Unidas

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031