Quase 40 mil civis abandonaram Darfur devido à escalada do conflito

Ouvir /

Trabalhadores humanitários da ONU falam num dos mais altos níveis de deslocamento em vários anos em Jebel Marra; 90% dos que fogem são mulheres e crianças; Missão da ONU e União Africana já implementaram um plano de contingência.

Patrulha da ONU em Darfur. Foto: Unamid/Mohamad Almahady

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

Trabalhadores humanitários da ONU  na área sudanesa de Darfur alertaram sobre a intensificação do conflito na região de Jebel Marra. A situação levou a um dos níveis de deslocamento de civis mais altos observados na área nos últimos anos.

Aproximadamente 38 mil civis fugiram para Darfur Norte e destes, 23 mil buscam  abrigo em áreas próximas à base da Missão Conjunta da ONU e da União Africana em Darfur, Unamid, em Sortoni. Deste total, 90% são mulheres e crianças.

Acesso

Após a escalada da violência, a Unamid implementou um plano de contigência para garantir a proteção dos civis. Foi reforçada a presença militar e policial nas zonas norte e central de Darfur, além da continuação do fornecimento de assistência humanitária.

Juntamente com agências humanitárias, a Missão da ONU e União Africana está engajada com o governo para pedir o acesso total a áreas afectadas pelo conflito. Um comboio escoltado pela Unamid chegou a Sortoni, em Darfur Norte, no domingo.

Obrigações

O Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha, afirma ainda que 24 camiões estão a caminho de El Fasher, a principal cidade do estado de Darfur Norte.

As organizações humanitárias continuam a pedir a todos os lados em conflito para que cooperem e facilitem o acesso a áreas afectadas pela violência, uma vez que as partes devem cumprir com as obrigações previstas no direito internacional humanitário.

Leia Mais:

Com escalada da violência em Darfur, proteção dos civis precisa aumentar

ONU alerta de “corrida contra o tempo” para salvar deslocados em Darfur

ONU fala de "pontos de vista contrários" entre partes em conflito em Darfur

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031