PMA entrega comida para 80 mil pessoas sitiadas na Síria

Ouvir /

Agência da ONU conseguiu ter acesso a cinco cidades que estão cercadas por tropas do governo ou da oposição armada; grupo da Força Tarefa Humanitária para a Síria se reúne em Genebra para discutir operação de ajuda.

Em Madaya, membros da comunidade local ajudam a descarregar e distribuir itens de ajuda humanitária. Foto: PMA/Hussam Al Saleh

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, conseguiu entregar comida, esta quinta-feira, para atender as necessidades de 80 mil pessoas na Síria que estão em cidades sitiadas por tropas do governo ou de grupos armados da oposição.

O diretor da agência da ONU no país, Jakob Kern, disse que a "operação representa um grande avanço humanitário". Mas lembrou que "comboios de ajuda esporádicos fornecem apenas um alívio temporário da fome".

Apelo

Ele afirmou que "as pessoas necessitam comer diariamente e espera que as entregas de alimentos continuem por todo o país".

Kern fez um apelo para que "todas as partes envolvidas no conflito sírio continuem facilitando o livre acesso às pessoas necessitadas".

O comboio do PMA entregou também suprimentos e equipamentos médicos, remédios, vacinas, água e itens de higiene. A ajuda foi entregue nas regiões mais afetadas pelo conflito: Moadamiyeh, Zabadani e Madaya, perto da capital Damasco, e Foah e Kefraya, em Idlib.

Força Tarefa

Em Genebra, a Força Tarefa Humanitária para a Síria se reúne para avaliar o progresso nas entregas de ajuda para a população sitiada.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, afirmou que 400 mil pessoas estão vivendo atualmente em áreas cercadas por soldados do governo ou de grupos da oposição.

A Força Tarefa e a Cruz Vermelha Árabe Síria coordenaram o envio de assistência para 100 mil pessoas que vivem em regiões sitiadas do país. A ajuda está sendo levada em 100 caminhões para cinco cidades sírias.

A operação de entrega de ajuda humanitária ocorre depois da reunião que o enviado especial da ONU manteve com autoridades do governo sírio na terça-feira.

No encontro, de Mistura pressionou por livre acesso a todas as áreas sitiadas no país, seguindo o acordo alcançado na semana passada com o Grupo de Apoio Internacional para a Síria, em Munique.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031