ONU revela morte de dezenas em violência intercomunitária na RD Congo

Ouvir /

Escritório de Direitos Humanos anunciou que grupos armados apoiam comunidades Hutus e Nandes no Kivu do Norte; entidade alerta sobre possível violência à larga escala e aumento de deslocamentos.

Areas do leste congolês registaram um grande deslocamento de civis. Foto: Acnur/L. Beck

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse ter recebido informações de pelo menos 21 mortes causadas pelo aumento da violência intercomunitária no Kivu do Norte, no fim de semana.

Das áreas de Lubero e Walikale também houve relatos de 40 feridos e 70 casas incendiadas. Nos últimos dias, as áreas do leste congolês registaram um “grande deslocamento de civis, saques, sequestros e pelo menos três estupros”.

Hutus e Nandes

A nota destaca um aumento de tensões entre as comunidades Hutus e Nandes desde novembro.

O escritório refere que aparentemente os confrontos atingiram um “nível alarmante” e destaca que os últimos incidentes podem causar violência em larga escala e mais deslocamentos.

Situação Explosiva

A entidade da ONU declarou que grupos armados apoiam civis das duas comunidades, o que torna a situação ainda mais explosiva. Os Hutus recebem auxílio dos rebeldes das Forças Democráticas de Libertação do Ruanda, Fdlr, e os Nande de combatentes tradicionais Mai Mai.

A entidade da ONU apelou ao governo congolês que faça todo o possível para garantir a proteção dos civis e acabar com a ameaça de grupos armados.

O pedido a todas as partes é que estas “exerçam moderação e que se envolvam num diálogo significativo para atenuar as tensões”.

Leia Mais:

Ocha fala do impacto de "cada dólar gasto" sobre carenciados na RD Congo

Fragilidade e deslocamentos continuam a afetar o leste da RD Congo 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031