ONU preocupada com acesso a mais de 85 mil novos desalojados em Darfur

Ouvir /

Mulheres e crianças compõem maioria dos deslocados que receberam a visita da  responsável humanitária no Sudão; dificuldades de cobertura levantam receios quanto a necessidades de emergência.

Deslocados em Darfur. Foto: UNAMID/Hamid Abdulsalam (arquivo)

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A escalada da violência nas últimas semanas provocou a fuga de cerca de 85 mil pessoas de aldeias de Jebel Marra, no estado sudanês de Darfur do Norte.

A coordenadora humanitária residente da ONU no Sudão contou esta quarta-feira que visitou mais de 22 mil desalojados no acampamento da área de Tawilla, cuja maioria era composta por mulheres e crianças. Marta Ruedas disse estar profundamente preocupada com a situação.

Movimentos

As Nações Unidas e os seus parceiros não tiveram acesso às áreas mais afetadas pelos deslocamentos em Darfur do Sul, apesar de relatos de movimentações em larga escala e das potencias necessidades de emergência.

O pedido é que o acesso a essas regiões “seja imediato, seguro e incondicional onde quer que estejam as pessoas carenciadas “. O objetivo é permitir que os afetados possam receber a assistência humanitária que precisam.

Acampamento

A coordenadora dirigiu um pedido particular às partes envolvidas para que permitam o acesso aos deslocados de Darfur Central. A área é o ponto de origem de grande parte dos que fugiram para Darfur do Norte.

Um exemplo é a área de Sortony, onde mais de 63 mil pessoas chegaram recentemente para pedir refúgio e recebem assistência próximo do acampamento das Nações Unidas.

Hostilidades

O local é o que regista o maior fluxo de pessoas com dados iniciais a indicar que os civis fugiram com o início das hostilidades, em meados de janeiro, para a área de Darfur do Norte pela falta de acesso ao auxílio.

Nesta terça-feira, um comboio de 11 camiões deixou a área de El Fasher e seguiu para Sortony com mais ajuda, incluindo alimentos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031