ONU condena ataques que mataram mais de 150 na Síria

Ouvir /

Em nota, secretário-geral menciona múltiplos bombardeios que ocorreram no domingo em Damasco e Homs; grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, assumiu a autoria dos atentados; presidente da Comissão de Inquérito da ONU sobre a Síria apresentou um relatório que fala sobre a situação no país.

Prédios destruídos em Homs, na Síria. Foto: Unicef/Nasar Ali

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou os múltiplos bombardeios neste domingo em Damasco e Homs, na Síria. O grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, assumiu a autoria dos atentados.

Relatos locais indicam que pelo menos 155 pessoas morreram nestes ataques terroristas, a maioria civis, e centenas ficaram feridas.

Prestação de Contas

Em nota emitida por seu porta-voz, Ban afirmou que os responsáveis por esses "ataques atrozes e deliberados a civis" devem prestar contas.

O chefe da ONU expressou suas condolências às famílias das vítimas e desejou rápida recuperação aos feridos.

O enviado especial da ONU para a Síria, , Staffan de Mistura, também condenou os ataques.

"Destruição de um Povo"

Nesta segunda-feira, o presidente da Comissão de Inquérito da ONU sobre a Síria, Paulo Sérgio Pinheiro, apresentou um relatório que fala sobre a situação no país.

O documento, o décimo-primeiro preparado pelo grupo de investigadores, inclui 415 entrevistas feitas entre julho de 2015 e janeiro deste ano, com vítimas e testemunhas que estavam dentro ou fora do país.

Em entrevista à Rádio ONU, Pinheiro falou que o relatório é "certamente um dos mais chocantes" já feito pelo grupo porque "chama a atenção para a destruição de uma nação e a destruição de um povo", na medida em que "a população civil é que está pagando o preço dessa guerra".

Leia Mais:

Unicef enviou ajuda específica para crianças na Síria

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031