ONU aprova processo de graduação de Angola para economia de renda média

Ouvir /

País deve preparar estratégia nacional de transição suave em cinco anos;  ONU e parceiros devem apoiar economia angolana; país continua com as vantagens dadas às nações menos avançadas.

Assembleia Geral das Nações Unidas. Foto: ONU/Rick Bajornas

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Assembleia Geral adotou esta sexta-feira uma resolução sobre a graduação de Angola de País Menos Avançado, PMA, para economia de renda média.

Até 2020, o país deve preparar-se para a nova etapa enquanto recebe assistência técnica e beneficia de vantagens ligadas ao atual estatuto.

Desafio

O embaixador de Angola junto à ONU, Ismael Martins, disse que a adoção do documento é  um desafio de confiança da capacidade de transformação angolana perante dificuldades.

“Esta graduação é uma mensagem que nos é transmitida de que vocês estão no bom caminho. É preciso continuar a trabalhar com Angola no sentido de apoiar este esforço que está a ser feito pela população sobretudo nesta fase de choques externos. Refiro-me à queda do preço do petróleo que veio de mais de US$ 100 para menos de US$ 30 agora. É muito pouco tempo não há economia nenhuma capaz de resistir a esse tipo de choque. Nós temos vindo a resistir.”

Portugal

Na sessão, o embaixador de Portugal Álvaro Mendonça e Moura disse à Rádio ONU que o mundo admite que o país africano tem vindo a crescer.

“Há aqui um duplo reconhecimento, um reconhecimento de que Angola tem desenvolvido nos últimos anos e que, neste momento preciso com as circunstâncias do preço do petróleo, é aconselhável dar a Angola mais tempo de ajustes à sua economia para poder diversificá-la.”

A resolução convida o país a preparar a sua estratégia nacional de transição suave.

Nos cinco anos deve ser criado um mecanismo de apoio, um roteiro com os passos a serem seguidos, bem como estratégias e políticas económicas e sociais com parceiros multilaterais e bilaterais.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031