Migrantes têm papel importante no desenvolvimento da Ásia-Pacífico

Ouvir /

Relatório da ONU diz que mais de 95 milhões de pessoas nascidas na região não vivem em seu país de origem; área abriga mais de 59 milhões de migrantes e 5,5 milhões de refugiados.

Trabalhador migrante em Tianjin, na China. Foto: Banco Mundial/Yang Aijun

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Um relatório da ONU afirma que "os migrantes têm um papel importante no desenvolvimento da região Ásia-Pacífico".

Segundo o documento preparado pela Comissão Econômica e Social para a Ásia e Pacífico, Escap, mais de 95 milhões de pessoas nascidas por toda a área, não vivem em seus países de origem.

Trabalhadores Temporários

A Comissão diz ainda que a região abriga mais de 59 milhões de migrantes, a maioria trabalhadores temporários, sem contar com mais de 5,5 milhões de refugiados.

O relatório mostra que os migrantes contribúem com o país de origem, enviando remessas de dinheiro, e com o país em que estão através do trabalho.

Os especialistas disseram que a escala de migração para a Ásia e o Pacífico deve aumentar nos próximos anos. Os benefícios desta tendência estão nas mãos das nações da região.

Riscos

O vice-secretário-executivo do órgão, Hongjoo Hahm, afirmou que se as políticas atuais permanecerem, aumentam os riscos de desigualdade, de queda da produtividade e de abusos dos direitos humanos.

Para Hahm, "resultados positivos exigem políticas alinhadas com estratégias de desenvolvimento nacionais e seguindo os padrões internacionais para a promoção de contratação justa, empregos decentes e produtivos e proteção social".

O relatório fornece ainda um guia sobre as medidas que países, organizações regionais, sociedades civis podem adotar para promover os impactos positivos.

Os meios mais citados são através da garantia dos direitos dos migrantes e de formas para assegurar a proteção social e o trabalho decente para essas pessoas.

Leia Mais:

Chegada de turistas internacionais sobe 4,4% e atinge novo recorde em 2015

Terremotos atingem Índia, Bangladesh e Mianmar nesta segunda-feira

ONU: comércio na região da Ásia-Pacífico está desacelerando

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031