Iniciativa da OIT promove trabalho decente no Carnaval

Ouvir /

Em entrevista à Rádio ONU, o coordenador de projetos da agência no Brasil, José Ribeiro, afirmou que "faz parte do trabalho identificar boas práticas que possam ser disseminadas"; ação é projeto piloto para promoção do trabalho decente em grandes eventos.

Imagem: OIT

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, lançou em Salvador, Bahia, a campanha "Carnaval Consciente, Trabalho Decente", em parceria com autoridades nacionais e locais.

A iniciativa é protagonizada pelo cantor Durval Lelys.

Trabalho Duro

"É com muita alegria que participo dessa campanha da OIT e seus parceiros. O carnaval faz parte da minha história. E essa festa só acontece devido ao trabalho árduo de muitas mulheres e homens que estão dando duro para que outras pessoas possam se divertir. Pra mim, é muito importante saber que está sendo feito um esforço gigantesco para garantir condições de trabalho decentes para essas pessoas."

Em entrevista à Rádio ONU, da capital baiana, o coordenador de projetos da agência no Brasil, José Ribeiro, falou sobre os objetivos da iniciativa.

Grandes Eventos

"O objetivo da campanha é "informar, conscientizar e sensibilizar a população da promoção do trabalho decente durante os grandes eventos, principalmente aqui, que temos um projeto específico, no carnaval de Salvador. A gente procura sensibilizar, valorizar determinados tipos de ocupações, então, a campanha tem esse foco e permite com isso a gerar também conhecimento para aplicar em outros grandes eventos do Brasil".

Ribeiro citou o carnaval no Recife e no Rio de Janeiro, o Círio de Nazaré e as Olimpíadas.

Para ele, os grandes eventos servem como uma "porta de entrada" para a promoção do trabalho decente "de forma permanente".

Trabalho Infantil

"Dentro dessa campanha temos também uma ação muito efetiva voltada contra o trabalho infantil, sobretudo no comércio ambulante de venda de bebidas,  e também de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, mobilizando toda a sociedade para que a gente possa prevenir essas formas inaceitáveis e valorizar outros tipos de ocupação, a exemplo dos catadores de resíduos sólidos que é uma atividade também muito importante, mas que precisa ser executada num espectro de trabalho decente".

No dia 1º de feveiro, a ONU lançou uma iniciativa global sobre empregos decentes para jovens. A apresentação aconteceu durante o 5º Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc.

Leia Mais:

OIT: desemprego no Brasil deve ficar em 7,5% ao ano até 2019 | Rádio das Nações Unidas

OIT: desemprego entre jovens pode representar perda de uma geração | Rádio das Nações Unidas

OIT aborda ligação entre economia e mercado laboral na nova agenda global | Rádio das Nações Unidas

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031