Em véspera de eleição, Ban envia mensagem à República Centro-Africana

Ouvir /

Secretário-geral da ONU pede a todos os candidatos que garantam que o pleito seja pacífico e tenha credibilidade; chefe das Nações Unidas acredita que eleições legislativas podem colocar o país mais próximo da ordem constitucional.

Eleitores também votaram dia 30 de dezembro. Foto: Minusca

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas está pedindo às autoridades e candidatos da República Centro-Africana a garantia de eleições legislativas pacíficas e com credibilidade. O pleito está marcado para este domingo, 14 de fevereiro.

Em nota divulgada este sábado por seu porta-voz, Ban Ki-moon elogiou as Autoridades de Transição do país, pelos esforços em completar o processo até o dia 31 de março.

Estabilidade

Ban acredita que as eleições colocarão o "país mais próximo do fim da transição e mais perto do retorno da ordem constitucional". O chefe da ONU avalia serem passos importantes para a estabilidade política e a recuperação econômica de longo prazo da nação africana.

A nota destaca ainda o importante apoio que a Missão de Estabilização da ONU na República Centro-Africana, Minusca, tem dado às eleições. Ban refoçar que a missão está determinada em tomar todas as medidas para prevenir qualquer problema durante a votação.

Sem Violência

Aos partidos políticos, o apelo é para que evitem confrontos que possam surgem nas eleições. Ban Ki-moon enfatiza que "aqueles que provocarem atos de violência serão responsabilizados".

Ele reafirmou o compromisso das Nações Unidas, ao lado da União Africana, da Comunidade Econômica da África Central e da comunidade internacional, de ajudar a população da República Centro-Africana a alcançar um futuro de paz, estabilidade e reconciliação.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031