"Em tempos de crise, o rádio pode salvar vidas"

Ouvir /

Declaração do secretário-geral da ONU marca o Dia Mundial do Rádio, em 13 de fevereiro; tema este ano é o papel do veículo durante situações de emergência; Unesco no Brasil destaca a importância do rádio na prevenção do Aedes aegypti.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

13 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Rádio e o secretário-geral da ONU divulgou uma mensagem ressaltando a importância do veículo. Segundo Ban Ki-moon, "em tempos de crise e de emergência, o rádio pode ser uma tábua de salvação".

O chefe da ONU afirmou que "para pessoas de sociedades destruídas, vítimas de uma catástrofe ou para os que buscam desesperadamente por informação, o rádio divulga notícias que salvam vidas".

Progresso

Ban também citou o papel das rádios comunitárias, "onde as pessoas podem levantar suas vozes e serem ouvidas". O chefe da ONU pede à comunidade internacional que utilize o rádio para o progresso humano e para ajudar mais pessoas durante situações emergenciais.

Neste ano, o tema do Dia Mundial do Rádio é "O Rádio em Tempos de Emergência e de Desastre". A agência responsável por promover a data é a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Zika Vírus

O coordenador de Comunicação da Unesco no Brasil ressalta que o rádio está sendo eficaz para informar a população sobre a mais recente crise no país: o zika vírus. Da capital federal, Adauto Soares explicou que o meio de informação pode ajudar a combater o mosquito vetor.

"É o principal meio de comunicação em todo território nacional, sobretudo na Amazônia. O rádio está ajudando porque as informações corretas, dentro de uma linguagem clara, chegam às populações. As informações técnicas para se conter a proliferação do vírus chegam de maneira mais eficiente. Nesses momentos de situação de emergência, muitos boatos surgem. O rádio consegue ordenar e facilitar o acesso à informação precisa."

Celular

No sul do Brasil, o rádio também ajudou muito a população de Porto Alegre durante o período de enchentes no final do ano passado. O radialista da Rádio Estação Web, Rogério Barbosa, conta que a cobertura teve até a ajuda de um aplicativo de celular.

"Fomos até as áreas em que houve estragos aqui na capital. Alguns repórteres entravam ao vivo conosco por telefone e outros nos mandavam boletins com moradores, autoridades da prefeitura de Porto Alegre, da Defesa Civil do Estado, pelo WhatsApp. Esses áudios chegavam pelo WhatsApp, nós editávamos e usávamos durante a nossa cobertura."

No site diamundialradio.org é possível encontrar todas as informações sobre eventos em vários países para celebrar a data, pôsteres e imagens para redes sociais, entrevistas e exemplos de como o rádio pode salvar vidas.

Confira todas as notícias sobre o Dia Mundial do Rádio.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031