Colômbia: novo fundo apoia estabilização e paz pós-conflito

Ouvir /

Iniciativa será administrada por um comitê liderado pelo governo colombiano e as Nações Unidas, com a participação de doadores, do setor privado e da sociedade civil do país.

Família deslocada por causa do conflito armado na Colômbia, vive em Arjona, uma área pobre nos arredores de Cartagena. Foto: Kristy Siegfried/IRIN

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O governo da Colômbia, as Nações Unidas e integrantes da comunidade internacional lançaram um novo fundo para apoiar, entre outras ações, a estabilização nacional e a implementação do acordo de paz.

O novo fundo será administrado por um comitê liderado pelo governo colombiano e as Nações Unidas, com a participação de doadores, do setor privado e da sociedade civil do país.

Acordo de Paz

A iniciativa vai apoiar especialmente áreas afetadas por conflito na preparação e logo após possíveis acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo, Farc-EP.

Inicialmente, os recursos terão como alvo projetos que atendam as prioridades estabelecidas na Estratégia de Resposta Rápida Pós-Conflito. O plano busca, entre outras coisas, impulsionar a confiança do público no processo de paz e gerar as condições adequadas para a implementação dos acordos.

Alguns projetos prioritários incluem a implementação de programas de reparação coletiva, de educação em locais em risco e afetados por minas, de segurança alimentar e fortalecimento da polícia e outras agências de apoio para abordar violência de gênero.

Acesso à Justiça

O fundo também vai apoiar iniciativas que aprimorem o acesso à justiça, capacitem governos locais e promovam educação para a paz e participação da comunidade, principalmente das áreas mais afetadas por conflito.

Segundo o coordenador residente da ONU no país, Fabrizio Hochschild, "o fundo é outra evidente demonstração do compromisso da organização em acompanhar os esforços, liderados pela Colômbia, de semear a paz após anos de conflito".

Leia Mais:

ONU elogia decisão das Farc de suspender recrutamento de crianças | Rádio das Nações Unidas

Conselho de Segurança aprova missão política da ONU na Colômbia | Rádio das Nações Unidas

Secretário-geral saúda acordo entre governo da Colômbia e as Farc-EP | Rádio das Nações Unidas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031