Ban visita Burundi, República Democrática do Congo e Sudão do Sul

Ouvir /

Secretário-geral vai se reunir com presidente burundinês Pierre Nkurunziza, nesta terça-feira; chefe da ONU vai manter encontros também com deslocados internos por causa da violência na região.

Ban Ki-moon na chegada ao aeroporto em Bujumbura, Burundi. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.*

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, chegou esta segunda-feira ao Burundi, primeira parada de sua visita por três países africanos. Ban vai se encontrar com o presidente Pierre Nkurunziza e discutir a tensão política que atinge o país desde abril do ano passado.

Segundo dados das Nações Unidas, quase 265 mil pessoas escaparam da onda de violência. A maioria buscou abrigo em países vizinhos e 25 mil estão deslocadas dentro do Burundi.

Crise Humanitária

A agenda de Ban pela África inclui também visita a Goma e a Kinshasa, na República Democrática do Congo. Por lá, o secretário-geral terá encontros com pessoas afetadas pela insegurança e a crise humanitária na região, como civis que estão nos acampamentos para deslocados internos.

Em Kinshaha, o chefe da ONU participa da abertura da Conferência de Investimento do Setor Privado dos Grandes Lagos. É possível também que Ban encontre-se com o presidente Joseph Kabila e com integrantes do governo e da sociedade civil.

No final da semana, Ban Ki-moon chega ao Sudão do Sul. Em Juba, haverá reunião com o presidente Salva Kiir e uma visita ao centro de proteção aos civis da Missão da ONU no país, Unmiss.

Na semana passada, a base da Unmiss em Malakal foi o centro de confrontos entre membros das etnias Shilluk e Dinka. Os ataques violentos causaram a morte de 18 pessoas e dezenas ficaram feridas.

*Apresentação: Edgard Júnior.

Leia Mais:

Situação acalma em Malakal, mas tensões continuam pelo Sudão do Sul

Chefe da ONU reage a ataque contra bases da organização no Sudão do Sul

Mais de 264 mil de pessoas em fuga da violência no Burundi

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031