Ban preocupado com ataques a instalações de saúde e escolas na Síria

Ouvir /

Segundo seu porta-voz, Farhan Haq, as ações causaram a morte de 50 civis, incluindo crianças; chefe do Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, afirmou estar "horrorizado" com relatos; mais de 2 milhões de crianças estão fora da escola dentro do país.

Foto: Unicef/Al Saleh

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está "profundamente preocupado" com relatos de ataques com mísseis em pelo menos cinco instalações de saúde e duas escolas em Alepo e Idlib, na Síria.

Segundo seu porta-voz, Farhan Haq, as ações causaram a morte de 50 civis, incluindo crianças, e deixaram muitos feridos.

Acesso Impedido

Falando a jornalistas na sede da ONU, em Nova York, Haq afirmou que "tais ataques são claras violações da lei internacional" e, entre outras consequências, degradam ainda mais um "sistema de saúde já arrasado" e "impedem o acesso à educação".

Ele disse ainda que esses incidentes "lançam uma sombra" sobre os compromissos feitos na reunião do Grupo de Apoio Internacional à Síria, em 11 de fevereiro, em Munique, na Alemanha.

Unicef

Também nesta segunda-feira, o chefe do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, Anthony Lake, afirmou estar "horrorizado" com os relatos dos ataques a instalações de saúde na Síria, duas delas apoiadas pela agência da ONU.

Em nota, Lake afirmou ainda que um terço dos hospitais e um quarto das escolas no país não estão mais funcionando.

Após quase cinco anos de guerra na Síria, cerca de 4 milhões de crianças e jovens entre 5 e 17 anos precisam de assistência para educação, incluindo 2,1 milhões de crianças fora da escola dentro do país e 700 mil na Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito.

Leia Mais:

Diplomatas concordam com suspensão das hostilidades na Síria | Rádio das Nações Unidas

Ban encontra-se com refugiados sírios no Canadá | Rádio das Nações Unidas

“Situação em Alepo e em outras partes da Síria é grotesca” | Rádio das Nações Unidas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031