Ban elogia eleição pacífica na República Centro-Africana

Ouvir /

Secretário-geral congratulou Faustin Archange Touadéra pela vitória, de acordo com os resultados provisórios; ele agradeceu também ao candidato presidencial derrotado, Anicet Dologuete pelo espírito de estadista no discurso de concessão.

Tropas de Paz da ONU fizeram a segurança nas zonas eleitorais na República Centro-Africana. Foto: Minusca.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou o processo eleitoral pacífico na República Centro-Africana.

Em comunicado divulgado neste domingo, Ban congratulou Faustin Archange Touadéra pela vitória no segundo turno da disputa realizado em 14 de fevereiro, de acordo com o resultado provisório.

Ambiente Construtivo

Ban agradeceu também ao candidato presidencial Anicet Dologuele pelo espírito de estadista demonstrado no discurso de concessão de derrota para Touadéra.

O chefe da ONU pediu a todos os líderes políticos e nacionais que “continuem mantendo o ambiente construtivo” e que “mantenham suas promessas de acordo com o código de conduta eleitoral”.

Ban reiterou o compromisso da ONU em continuar fornecendo apoio total às autoridades de transição para garantir o fim do processo de transição política até 31 de março.

Estabilidade

As Nações Unidas tiveram um papel importante na restauração da paz na República Centro-Africana, com a participação de 11 mil militares e policiais da Missão de Estabilização Integrada Multidimensional, Minusca.

A tropa de paz da ONU se juntou à força francesa Sangaris e a forças de segurança centro-africanas em 30 de dezembro para garantir uma votação pacífica nas zonas eleitorais.

Depois de nove meses de uma melhora na estabilidade do país, uma nova onda de violência intercomunitária causou a morte de pelo menos 130 pessoas e feriu 430 em setembro.

O conflito resultou no aumento de 18% do número de deslocados internos, que chegou a quase 450 mil.

Leia Mais:

Minusca quer garantir que vítimas de abusos recebam ajuda

Comissão Especial da ONU sobre Operações de Paz abre as sessões 2016

Em véspera de eleição, Ban envia mensagem à República Centro-Africana

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031