Ban elogia América Latina e Caribe por "solidariedade a quem precisa"

Ouvir /

Secretário-geral citou contribuições ao Haiti, cooperação regional em crises humanitária e "generosidade na oferta de acolher milhares de refugiados sírios";  em reunião de países da região, chefe da ONU também falou sobre o processo de paz na Colômbia e o combate ao vírus zika.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Mark Garten

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU participou nesta quinta-feira na reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, Celac.

Ban Ki-moon disse que os países mostraram liderança em áreas como desenvolvimento sustentável e no combate à desigualdade, à mudança climática e ao tráfico de drogas.

Solidariedade

O chefe da ONU elogiou a "solidariedade da região com as pessoas que precisam", citando "contribuições ao Haiti, cooperação regional em crises humanitárias e generosidade na oferta de abrigar milhares de refugiados sírios".

Ban afirmou ainda esperar que os países da Celac tenham um papel de liderança na Cúpula Mundial Humanitária em Istambul, em 23 e 24 de maio.

Colômbia

O secretário-geral também saudou as ações de apoio ao processo de paz da Colômbia, incluindo a disponibilidade de enviar observadores para se juntarem à Missão que será responsável por monitorar e verificar o cessar-fogo.

Ban agradeceu os países da Celac por suas contribuições à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Segundo ele, o pensamento por trás de muitos objetivos remonta à Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992 e foi refinado na Rio+20.

O chefe da ONU saudou ainda as ações dos países no combate à pobreza e à fome e na redução da desigualdade, questões que, segundo Ban, permanecem desafios em toda a região.

Zika

O secretário-geral também elogiou a "rápida ação coletiva contra o vírus zika" e afirmou que a Organização Mundial da Saúde, OMS, está pronta para apoiar as ações da região.

Ban disse ainda que espera a contínua cooperação dos países da Celac para a construção de um mundo de "paz, desenvolvimento e direitos humanos para todos".

Leia Mais:

Secretário-geral saúda acordo entre governo da Colômbia e as Farc-EP | Rádio das Nações Unidas

Ban disse que líderes da Venezuela devem ouvir a população | Rádio das Nações Unidas
Ban Ki-moon promove em Havana campanha contra violência à mulher | Rádio das Nações Unidas

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031