Apenas um entre seis usuários de drogas recebe tratamento

Ouvir /

Dados são do diretor do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc; Yury Fedotov defende que resposta global ao problema das drogas seja "humana e com compaixão".

Usuário de drogas no Afeganistão. Foto: Unodc/A.Scotti

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O diretor do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, avalia que a prevenção das drogas e serviços para usuários são insuficientes. Yury Fedotov está em Nova York, participando de uma reunião sobre o assunto.

No encontro, o chefe da agência da ONU declarou que "tratar do problema mundial das drogas é essencial para promover sociedades saudáveis, pacíficas e inclusivas".

Desafios

Fedotov afirmou que a saúde das pessoas deve estar na base de qualquer programa de prevenção e de tratamento. Segundo ele, a ONU está empenhada em desenvolver uma resposta global ao problema que seja "humana e tenha compaixão".

Segundo Fedotov, apenas um entre seis usuários de drogas recebe tratamento. E no caso das mulheres, o acesso chega para uma entre cinco usuárias.

Entre os dias 19 e 21 de abril, a Assembleia Geral da ONU fará uma sessão especial sobre o problema das drogas. As discussões que ocorrem agora são uma prévia do encontro.

Alternativas

O diretor do Unodc defende que o controle das drogas leve em conta HIV, hepatite, prevenção, tratamento, cuidados e direitos humanos.

Segundo Fedotov, devem ser incluídas alternativas à punição, especialmente para pequenos delitos ligados às drogas. Assim, seria possível até evitar a superlotação de prisões.

Pessoas Doentes

O diretor do Unodc citou desafios, como o combate à heroína no Afeganistão. Apesar de um recente declínio na produção, o problema afeta a segurança da região.

Fedotov também notou que a violência ameaça a estabilidade da América Central e que problemas com disponibilidade e acesso de substâncias controladas existem em muitas regiões do mundo.

Ele explicou que como resultado, "pessoas que sofrem de doenças graves como câncer ou lesões traumáticas não conseguem acesso a medicamentos para dor".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031