Unicef: inverno rigoroso representa risco adicional para crianças refugiadas

Ouvir /

Agência da ONU afirmou que os menores de idade correspondem a mais de 30% dos refugiados e migrantes que chegam à Europa; autoridades disseram que as crianças estão chegando fisicamente exaustas e necessitando de assistência médica.

O inverno rigoroso na Europa representa um risco adicional para as crianças refugiadas. Foto: Unicef/Ashley Gilbertson VII

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, afirmou que o inverno rigoroso na Europa representa um risco adicional para as crianças refugiadas que chegam ao continente.

Segundo a agência da ONU, as crianças representam mais de 30% dos migrantes e refugiados que estão fugindo da África, Oriente Médio e Ásia para a Europa.

Assistência Médica

O porta-voz do Unicef, Christophe Boulierac, afirmou que os menores que estão chegando agora durante o período de inverno no continente europeu estão fisicamente exaustos e necessitando de assistência médica.

Além disso, Boulierac disse que as crianças estão assustadas e angustiadas. Muitas não tem acesso a roupas e alimentos adequados e a situação piora com a falta de um local de abrigo e de aquecimento.

A quantidade de crianças entre os refugiados está aumentando. Na Macedônia, por exemplo, em setembro elas representavam 23% do total e em dezembro chegaram a 37%. A situação é a mesma na Sérvia, que passou de 27% para 36% durante o mesmo período.

Mediterrâneo

A agência da ONU informou que no mês passado, a maioria das crianças que atravessaram a Sérvia era composta por bebês até dois anos e crianças entre cinco e nove anos.

Mais de 1 milhão de refugiados e migrantes cruzaram o Mar Mediterrâneo em direção à Europa em 2015. O Unicef calcula que mais de 250 mil deles eram crianças.

Segundo a agência, os menores correm risco de contrair infecções respiratórias, problemas no estômago e diarreia. Nos últimos três meses, o Unicef e parceiros forneceram ajuda a 81 mil crianças na Macedônia, Sérvia e Croácia.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031