Unicef e parceiros ajudam mais de 12 milhões de crianças

Ouvir /

Graças ao esforço conjunto entre a agência da ONU, a Fundação Ikea e a organização Save the Children os alunos em mais de 46 países têm melhores escolas, professores e material didático.

Unicef a fornecer educação básica a crianças em áreas rurais. Foto: Unicef/Dicko

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, junto com a Fundação Ikea, fabricante de móveis, e a organização Save the Children, ajudaram mais de 12 milhões de crianças a terem melhores oportunidades educacionais.

Desde 2003, a campanha "Brinquedos para a Educação", da Fundação Ikea, contribuiu com US$ 95 milhões, o equivalente a R$ 381 milhões, para ajudar a melhorar as condições das escolas, o treinamento de professores e do material didático para estudantes de mais de 46 países.

Pobreza

O presidente da Ikea, Per Heggenes afirmou que "a educação é o caminho mais sólido para sair da pobreza". Segundo ele, "todas as crianças têm o direito à educação mas muitas ainda são deixadas para trás".

Heggenes disse que "a parceria com o Unicef e a Save the Children nos últimos 13 anos ajudou a empresa a lidar com o problema de forma estratégica e a investir na melhora da qualidade do ensino em algumas das comunidades mais pobres do mundo".

Na Etiópia, por exemplo, o dinheiro da doação ajudou o Unicef a fornecer educação básica a crianças em áreas rurais do país.

O modelo de ensino flexível implementado pela agência da ONU acabou sendo adotado pelo governo e virou política nacional.

Impacto

Na China, a Fundação Ikea ajudou a desenvolver  centros de desenvolvimento educacional para crianças vulneráveis em áreas rurais.

Mais uma vez, o impacto desses centros de ensino contribuiu para a decisão do governo chinês de universalizar a educação pré-escolar.

O diretor da organização Save the Children, David Skinner, disse que a educação é um direito humano e é também o meio que as crianças vão ter para prosperar no mundo.

Segundo Skinner, a educação salva vidas, protege e constrói a paz. Ele disse que juntas, as três instituições foram capazes de fazer uma grande diferença para as crianças com deficiência e para as que pertencem a grupos étnicos minoritários.

 

Leia Mais:

Unicef: 1 em cada 4 crianças em zonas de conflito está fora da escola

Unicef alerta que guerra no Iêmen representa ameaça crescente às crianças

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031